XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

USO DA REALIDADE VIRTUAL NA PREVENÇAO DE QUEDAS EM IDOSOS: UMA REVISAO INTEGRATIVA DA LITERATURA.

Objetivo

Analisar de forma abrangente os estudos existentes sobre o uso da realidade virtual (RV) na prevenção de quedas em idosos. Busca-se identificar e sintetizar as evidências disponíveis sobre os benefícios e eficácia dessa intervenção, bem como examinar as metodologias utilizadas, os resultados alcançados e as lacunas existentes na literatura.

Materiais e Métodos

Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura que utilizou como descritores “realidade virtual” e “quedas” nas bases de dados MEDLINE/Pubmed, LILACS, BVS e SciELO. A busca nas bases de dados resultou inicialmente em 192 artigos, após aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, 11 artigos foram adequados para a amostra final. As informações extraídas dos artigos incluíram ano de publicação, metodologia, país de origem do estudo, participantes, resultados encontrados e conclusões obtidas pelos autores.

Resultados

Ocorreu predominância de estudos experimentais. A maioria dos estudos indicou que o uso da RV resultou em melhorias significativas no equilíbrio dos idosos em comparação com métodos tradicionais de prevenção de quedas. No entanto, 27% deles não observaram melhorias significativas em outros parâmetros além do equilíbrio, como marcha, mobilidade e medo de cair, ou encontraram resultados semelhantes às intervenções tradicionais. Apenas um estudo questionou a veracidade da eficácia do uso de RV para prevenção de quedas.

Conclusão

Com base nos resultados da revisão, conclui-se que o uso de RV pode ser eficaz na melhoria do equilíbrio de idosos, funcionando como uma medida de prevenção de quedas. Ademais, a avaliação crítica de estudos metodologicamente fracos também destaca a necessidade de pesquisas futuras com maior rigor metodológico para confirmar tal eficácia.

Relevância Clínica

É substancial devido sua capacidade de oferecer uma intervenção inovadora para um problema de saúde pública, em virtude da incidência significativa de quedas na população idosa, resultando em declínio da capacidade funcional, qualidade de vida e aumento do risco de institucionalização.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

UFRN/EMCM - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

VICTÓRIA DANTAS DE ARAÚJO, ALISSON CANDEIA PEREIRA OLIVEIRA, GLAUCIO EXPEDITO PAIVA DE MEDEIROS, MANUEL DO O DE SOUTO NETO, JOÃO VITOR FALCÃO BOSA, MARIANNE CAVALCANTI NASCIMENTO DIAS, HELEN CAROLINE SILVA DE MEDEIROS, FRANCISCO BELÍSIO DE MEDEIROS NETO