Dados do Trabalho
Título
DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA PRECEPTORIA EM UMA RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAUDE DA PESSOA IDOSA: RELATO DE EXPERIENCIA
Objetivo
Relatar desafios e potencialidades na experiência de preceptores no processo de ensino e aprendizagem no âmbito de uma residência multiprofissional em saúde da pessoa idosa.
Materiais e Métodos
Trata-se de um relato de experiência sobre desafios e potencialidades no ensino e aprendizagem na atuação de preceptores em saúde, numa residência multiprofissional em saúde da pessoa idosa. O período foi de março de 2023 a fevereiro de 2024. A residência possui 9 residentes, subdivididos em trios (Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia). As propostas didáticas foram: discussões beira leito com cada trio; sessões temáticas com assuntos sobre assistência ao idoso; Preceptoria em um minuto; estímulo a coparticipação em produção de material educativo e trabalhos científicos; utilização do Arco de Manguerez; avaliação processual individual dos conhecimentos, habilidades, atitudes e reuniões gerontológicas.
Resultados
Os desafios identificados foram relacionados ao grau de maturidade dos residentes diante das propostas de ensino e aprendizagem. A dinâmica hospitalar apresentou-se como dificultador em determinados momentos para realizar atividades programadas, sendo necessário ajustes e modificações. Percebeu-se dificuldade de determinados residentes para receberem feedback, exigindo um feedback construtivo e acolhedor dos preceptores. As potencialidades foram a definição de metas compartilhadas, favorecendo a construção de um plano de cuidados interdisciplinar à pessoa idosa; utilização de recursos de ensino e aprendizagem que reconhece o residente enquanto protagonista no processo de ensino e aprendizagem e, fortalecimento da assistência no Sistema Único de Saúde.
Conclusão
A experiência de preceptores revelou que as propostas pedagógicas foram relevantes pois através de uma abordagem ampliada, favoreceu maior rendimento dos residentes nos campos de atuação profissional, bem como contribuiu para o desenvolvimento de habilidades.
Relevância Clínica
Contribuiu nos aspectos relacionados à formação profissional do residente, assim como qualificação ética e humana no fazer profissional no contexto da saúde da pessoa idosa no Sistema Único de Saúde.
Área
Outras Temáticas em Gerontologia
Instituições
Obras Sociais Irmã Dulce - Minas Gerais - Brasil
Autores
MATEUS VIEIRA SOARES, Iris Soeiro de Jesus Limeira , Doranice Júdice Silva Rapoli Brawne , Ana Luiza Azevedo do Vale , Leidiane Nunes de Andrade, Cesar Luiz da Silva Figueiroa