XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

A DISCUSSAO DA SEXUALIDADE ENTRE OS IDOSOS PARA PREVENÇAO CONTRA O HIV

Objetivo

Analisar a relação do exercício da sexualidade com a detecção do vírus da imunodeficiência humana (HIV) nos idosos.

Materiais e Métodos

Trata-se de uma revisão integrativa, elaborada pela questão: a discussão da sexualidade entre os idosos para prevenção contra o HIV. Disposta pelas bases de dados: LILACS e PUBMED, utilizando os critérios de inclusão: produções realizadas de 2019 a 2024, com os descritores: HIV e Idosos. Dentre os avaliados, 11 foram selecionados.

Resultados

A taxa de detecção do HIV em idosos nos últimos 12 anos teve um aumento maior do que 80% em pessoas maiores de 60 anos, confirmando uma maior prevalência do vírus na população idosa. Esse aumento dos casos está relacionada a uma vida sexual mais ativa, promovida pela disponibilidade de medicações para melhora do desempenho sexual e também a práticas sexuais desprotegidas ou com uso incorreto do preservativo. A prática sexual protegida é algo incomum entre os idosos, uma vez que o uso correto do preservativo possui íntima relação com o grau de instrução desses indivíduos.

Conclusão

O exercício da sexualidade é uma prática comum entre alguns idosos, tornando-os suscetíveis às infecções sexualmente transmissíveis (IST), especialmente a infecção pelo HIV. Desse modo, ressalta-se que a discussão da sexualidade entre os idosos associada a medidas educativas de prevenção e de promoção à saúde é importante reduzir a transmissão viral na faixa etária.

Relevância Clínica

A população idosa, assim como outras faixas etárias, possui necessidades básicas para satisfação pessoal, como a sexualidade. Entretanto, há a presença de um estigma que prejudica a discussão sobre essa prática entre os idosos, facilitando a presença de comportamentos de risco. Diante disso, faz-se necessário o esclarecimento de que os idosos podem ter uma vida sexual ativa, por meio de ações educativas para a garantia da saúde sexual e reprodutiva dos idosos.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE - Pernambuco - Brasil

Autores

GABRIEL BORGES DE BRITO, SAULO BORGES DE BRITO, ARIANA HURLIMANN, MARIANA GOMES PINA, CAROLAINE DO AMPARO ALVES BATISTA